A base do jogo é já conhecida, preencher todos os espaços vazios sem que dois números se repitam na
mesma linha ou coluna.
Ao contrário do que estamos habituados neste tipo de
puzzles, não existe obrigatoriamente o mesmo número de linhas e de colunas, sendo
que, por vezes, estas formam imagens que não permitem esta distribuição.
Funciona também como forma de dinamizar e facilitar o pensamento ao jogador
pois é rapidamente percetível que não basta colocar os números em qualquer
sítio; para que estes fiquem certinhos e direitinhos é preciso ter atenção aos
números que se encontram no fim de algumas colunas e linhas, pois indicam o somatório dos números nelas presentes.
Estes apresentam-se em três cores: Azuis,
Brancos e Cinzentos. Os números que temos à nossa disposição para colocar têm
também cores diferentes: Azuis e Brancos, assim é fácil perceber quais combinam
com quais. Um número branco no fim de uma coluna indica que os números brancos
nela presente, quando somados, terão que ter aquele resultado; o mesmo para os
azuis. Parece simples, e é, mas não é fácil!
![]() |
Os níveis iniciais são para estabelecer as regras. | Fonte: Eduardo Barreto |
Uma melodia calma de piano acompanhada pelo chilrear de
passarinhos formam o ambiente sonoro que, em conjunto com a mudança gradual das
cores de fundo, puxam por um estado de espírito de foco e concentração,
muito necessário nos níveis mais avançados.
À medida que avançamos no jogo vai sendo mais comum perder
mais tempo a tentar decifrar os puzzles da maneira que achamos correta apenas
para chegarmos aos últimos números vagos e percebermos que já fizemos algo que
não devíamos ter feito. Isto demonstra que a atenção é a nossa melhor arma neste jogo e que não a podemos
baixar. Isso e a função de apontamento, que podemos usar arrastando os números
com o botão direito do rato, colocando uma notinha no quadrado sem colocar o
número em definitivo.
![]() |
Mais para o final a coisa já se mostra com outra cara! | Fonte: Eduardo Barreto |
Por descobrirmos a resolução de cada puzzle ganhamos uma estrela,
se conseguirmos fazê-lo sem erros nem opções de ajuda ativas ganhamos outra. Ao
todo temos 128 destas amigas de cinco pontas para colecionar, totalizando assim
64 níveis (com mais 3 especiais para
os corajosos).
Um jogo que não será propício a sessões muito compridas mas
sim a ser jogado em breves situações, quer para início de dia com o cérebro bem
aquecido, quer para descomprimir ao final de um dia agitado.
![]() |
Análise feita com base num código de pré-lançamento do jogo final, gentilmente cedido por Eduardo Barreto. |
Nota: 7 estrelas em 10 estrelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário