terça-feira, 12 de março de 2019

Crítica Captain Marvel


O que este filme traz de novo? Já vamos explorar!

Primeiramente, gostaria de agradecer aos Cinemas NOS por proporcionar ao Geekstorm a oportunidade de assistir este filme.



Como obtivemos um convite duplo, eu (Pedro Nogueira) e Marcelo Luís fomos os escolhidos da equipa para irmos ver e criticar esta longa-metragem. Gostaria de começar com pontos que acho que ambos concordamos e depois iremos fazer um diferente formato. Colocaremos a opinião de cada um, em diferentes partes. Isso se deve ao facto de termos visões bem diferentes. O Marcelo é um fã ávido de super-heróis e principalmente dos filmes da Marvel. Eu, no entanto, não sou particularmente um fã do género, mas gosto de filmes no geral. Sobretudo, analiso os filmes como uma obra e não somente como entretenimento.

Capitão Marvel (tradução algo infeliz, não é?) introduz uma nova personagem ao que já chega a ser gigantesco Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Ela, que tem uma origem desconhecida para a audiência no início devido a perda de memória, tenta ao máximo encontrar um propósito em sua vida apesar dos outros estarem constantemente impondo algo sobre ela. Para muitos essa história se caracterizaria como uma representação do poder crescente das mulheres na sociedade. Como a primeira heroína com filme próprio do MCU, ela tem que ter um impacto em sua introdução. No entanto isso não acontece. Infelizmente, apesar de possuir seus momentos de grandeza e reconhecimento, não chega a impactar no grande ecrã.

Carol Denvers é o alterego da Captain Marvel | Foto: Marvel Studios

A apresentação desta personagem é tardia em um universo que já está crescendo a mais de 10 anos. Seu filme sofre principalmente por isso. Se fosse lançado anos atrás talvez apresentasse algo de novo, contudo acaba sendo mais do mesmo. Um fã deste género ainda pode apreciar esse filme, pois é, em sua forma mais básica, entretenimento. Captain Marvel faz o mesmo que muitos filmes anteriores, introduz personagens novos que não têm importância num contexto maior e vilões sem muita profundidade. Não inova em suas cenas de ação e não se destaca na característica dos personagens e principalmente na protagonista, que deveria ser o grande destaque.

Infelizmente não posso dizer como é a perspectiva de uma mulher ou jovem menina que está a ver esta heroína em seu ‘esplendor’. No entanto, acredito que também não houve tanto impacto. Filmes como o da Mulher Maravilha tiveram cenas e conteúdos com mais poder e com maior impacto para as audiências.

Brie Larson dá vida a Captain Marvel | Foto: Marvel Studios
Minhas críticas expõem minha verdade, minha ideia do que faz um filme ser uma obra de entretenimento e arte e, por isso, não se aplica a todos, e agradeço por isso. Se eu criticasse Transformers enquanto aclamo esse filme estaria sendo hipócrita. Digo isso porque vejo diversas pessoas sendo criticadas/atacadas pelas posições tomadas contra ou a favor deste filme. Devo dizer que Capitão Marvel apesar de tentar carregar uma mensagem de positividade para as mulheres, não se trata somente disso. É, sobretudo, uma história, com começo, meio e fim, que deve ser, então, analisada como tal.

Após um filme pesado, em temática, e tão esperado quanto Infinity War, era impossível que Captain Marvel se destacasse. Era possível, contudo, ter se mantido consistente e pelo menos abordar o assunto de uma heroína sobre outro contexto. A longa acaba caindo na mesma mesmice que outros filmes do MCU. Apesar disso, o filme funciona em sua maior parte em criar expectativas para o último capítulo de Vingadores.


Skulls, a raça alien que serve de vilã no filme | Foto: Marvel Studios
Falando um pouco sobre os aspectos de conteúdo, este filme acrescenta uma nova raça intergaláctica para o universo: os Skrulls. Seres que podem tomar a forma de qualquer outro apenas ao olhar. Possivelmente serão as novas ameaças após terem lidado com Thanos. Fora isso, não há muito a se dizer.

Captain Marvel é bom, divertido, efémero, dispensável...Ninguém o colocará no alto de suas listas de melhor filme de heróis, nem de melhor filme da Marvel... Nem de melhor filme da Marvel do último ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário